Quinta dos Carvalhais Branco Especial, Estremus 2017 e Real Companhia Velha Very Old Tawny 1927 são os grandes vencedores.

Já é conhecido o novo TOP 10 Vinhos Portugueses, prova com júri internacional que desde 2006 integra a programação oficial do evento Essência do Vinho – Porto. Desta vez, dois vinhos brancos, seis vinhos tintos e dois fortificados são os sublinhados da competição. O trio de grandes vencedores tem terroirs bem diferenciados: Alentejo, Dão e Porto.
O vinho tinto mais bem classificado foi o Estremus 2017, elaborado por João Portugal Ramos em Estremoz. Na base tem um vinhedo de apenas 1,5 hectares, que representa somente 6% do total da vinha que envolve o Castelo de Estremoz, a mais emblemática do produtor. O Estremus é um lote, em partes iguais, das castas Alicante Bouschet e Trincadeira, tendo sido engarrafados 1.953 exemplares.
Os vencedores foram anunciados e premiados em cerimónia que decorreu na Feitoria Inglesa, na noite de sexta-feira, um dia volvido sobre a prova realizada no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.
O painel de jurados avaliou em prova cega (sem conhecimento prévio dos vinhos) uma pré-seleção de mais de 60 amostras, efetuada pelo Painel de Provadores da Revista de Vinhos, que ao longo do último ano provou milhares de referências. Líderes de opinião, jornalistas, críticos e sommeliers de países como Portugal, Espanha, Dinamarca, Inglaterra, Itália, Suíça, Estados Unidos e Brasil, num total de 40 especialistas, fizeram a derradeira seleção do TOP 10 Vinhos Portugueses.
“Trazer ao nosso país um conjunto de personalidades relevantes no setor é um esforço financeiro significativo, que assumimos enquanto organizadores. Para lá de participarem no TOP 10 como jurados, os convidados realizaramm também visitas por diferentes regiões de vinho, participaram noutras provas e contactaram diretamente com produtores e enólogos. Trata-se de um contributo valioso a diferentes níveis, com resultados facilmente percetíveis”, refere Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho.